terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Anote essa idéia!

1ª, 3ª Etapa ou 5ª série
Na 1ª Etapa devemos considerar as diversas dificuldades dos educandos diante de tarefas reflexivas, interpretativas e até mesmo criativas. O processo de aprendizagem é complicado para pessoas que estão há muito tempo sem estudar ou até mesmo que nunca estudaram. Em arte, podemos propor atividades artísticas que motivem a capacidade criadora desses educandos utilizando a Metodologia Triangular de Ana Mae Barbosa.
Vamos começar com o estudo dos elementos da composição visual. A cor, é um elemento muito forte dentro do universo visual e está significativamente presente no cotidiano dos educandos.
 
A palavra cor vem do latim colore.
A cor é uma percepção sensorial registrada pelos nossos olhos.
Classificamos as cores pigmentos em: primárias, secundárias e terciárias.
As cores primárias são vermelho magenta, azul e amarelo.
Essas cores são consideradas puras, ou seja, não podem ser obtidas através de nenhuma mistura de cores.
  As cores secundárias sao: verde, laranja e violeta.
     Elas são resultado da mistura de duas cores primárias.


SUGESTÃO DE ATIVIDADE

Pinte o círculo nas cores que se pede:
(Você poderá utilizar lápis de cor ou tinta guáche)
  
 
Dê a mistura das cores:
1. Azul + amarelo = _________
2. Vermelho magenta + amarelo =_________
3. Azul + vermelho magenta =___________

 Técnica: Desenho raspado
Essa é uma atividade muito interessante, pois é sempre uma descoberta, os alunos gostam muito de fazer.
Material
        Lápis de cêra.
Papel chamex da cor branca
Procedimento:
1º. Pegue uma folha de papel em branco e pinte-a com o lápis de cera, utilize somente cores secundárias, de preferência pintando sempre na mesma direção. 
2º. Depois da folha toda colorida pegue o lápis de cera da cor preta e passe por cima de tudo o que foi pintado, sempre na mesma direção.
3º. Pegue a tampa de uma caneta e faça um desenho com linhas largas sobre tudo que foi pintado.
Exemplo:
 
     Leitura de obra de arte

Conhecendo
Aldemír Martins


Observe a obra de Aldemir Martins e responda:
1.      Que cores primárias aparecem na obra?
R:_____________________________________________________________
2.      Porque os trabalhos de Aldemir são inconfundíveis?
R:_____________________________________________________________
3.      O que o artista retrata do Brasil?
R:_____________________________________________________________
4.      Você gostou da obra? Porquê?
R:_____________________________________________________________
5.      Se você fosse refazer o “Pássaro” o que mudaria na obra? Porquê?
 Até a próxima!
 
O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Ceará, em 8 de novembro de 1922. Seus trabalhos valorizam o Brasil, que é tema de muitas de suas obras. Desde criança Aldemir Martins já mostrava seu talento para Arte.
Em 1945, mudou-se para o Rio de Janeiro e, em 1946, para São Paulo.
Nos anos de 1960 e 1961, Aldemir Martins morou em Roma, na Itália.
Os trabalhos de Aldemir são inconfundíveis por seus traços fortes e cores vibrantes. É um artista que retraía o Brasil, sua natureza e seu povo.
Aldemir trabalhou por toda sua vida, sendo conhecido mundialmente e levando a Arte brasileira a outros países. Faleceu em 5 de fevereiro de 2006, aos 83 anos, no Hospital São Luís, em São Paulo.

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

AULA DE ARTE NO ENSINO INFANTIL (1º AO 5º ANO)

     Em minhas vivências nas escolas da vida, percebi que existe uma carência enorme com relação ao ensino de arte no ensino infantil! Muitos motivos respaudam essa carência: professores sem experiência no ensino de arte, professores que ainda acreditam que arte é apenas um passa tempo sem importância, professores que simplesmente conformam-se com aquele velho método do desenho xerocado, entre outros... Resolvi então, dedicar essa página a educadores que queiram dar um novo sentido as suas aulas, oferecendo sugestões e trocando experiências. Aguarde!