quarta-feira, 2 de março de 2011

Arte no carnaval!

Você pode aproveitar o período carnavalesco para produzir em sala de aula elementos artísticos de carnaval, como: máscaras, fantasias, painéis, etc. é importante antes de tudo fazer com a turma uma reflexão sobre o verdadeiro sentido do carnaval (sua origem, sua função), afim de instigar a crítica e a curiosidade do educando!
Idéias Artísticas!
MÁSCARAS ARTÍSTICAS
 As máscaras sempre despertaram facínio no homem, são objetos primitivos, ritualísticos, e remontam a história da formação do homem lúdico - homem criativo e artístico. Pois desde muito cedo fomos aprendendo a representar por meio delas. Hoje nós ainda não revelamos esse mistério, apenas percebemos sua aura facinante e rica em possibilidades imagéticas. As máscaras possuem um corpo, uma energia, atitudes. Possuem vida própria.
MÁSCARA DE GESSO
Para desenvolver sua própria máscara você precisará:
Atadura de gesso
• Água
Gaze
• Tesoura
• Vaselina
• Touca de cabelo
• Pincel

Como fazer:
Comece protegendo seu cabelo com uma touca. Passe vaselina líquida no rosto para não grudar o gesso no rosto. Cubra o rosto com uma fina camada de gaze. Corte a atadura de gesso em tiras para cobrir o rosto. Com um pincel(qualquer tipo) vá molhando o gesso para formar a máscara. Deixe um buraco no nariz e outros nos olhos e ainda com o gesso molhado vá alisando, com os dedos, os buracos para ficar com um acabamento melhor. Deixe no rosto durante 5 minutos, depois retire e deixe secar(sem ser exposto ao sol).
E por último use sua criatividade para decorá-la!
 

MÁSCARA DE E.V.A
Material necessário:
- folha de papel sulfite
- lápis preto
- E.V.A (emborrachado – 3mm) – laranja
- estilete
- tinta relevo com glitter dourado e roxo
- cola branca
- lantejoulas
- elástico roliço na cor preta
- cola quente
Modo de fazer:
Pegue o lápis preto e desenhe no E.V.A a forma que deseja para a sua máscara.
Corte o E.V.A com o estilete e enfeite com as lantejoulas e a tinta.
Decore da maneira que mais gostar.
O que vale é a sua criatividade!

PARA SABER MAIS!

O CARNAVAL NO BRASIL
O carnaval começou no Brasil na segunda metade do século 18, e veio para substituir uma festa popular meio esquisita trazida pelos portugueses: o entrudo. Os foliões comemoravam jogando água, farinha e ovos uns nos outros. Essa festa foi proibida e então começaram as passeatas nas ruas, organizadas pelas pessoas ricas do Rio de Janeiro.
Em 1877, o carnaval já tinha caído nas graças do povo. Nessa época havia bailes a fantasia, as ruas eram enfeitadas, grupos se divertiam mascarados. Antes de surgirem as escolas de samba cariocas, os blocos saíam fantasiados pelas ruas, dançando e tocando.
Hoje, existem escolas de samba no mundo inteiro - até no Japão! Na Finlândia, há até uma Associação de Escolas de Samba: a grande campeã é a Império do Papagaio, que tem 250 membros e três primeiros lugares no desfile de lá.
LEITURA DE OBRA DE ARTE
A obra abaixo, é uma pintura de Heitor dos Prazeres, artista primitivista que foi pioneiro em todas as atividades as quais se dedicou, Heitor dos Prazeres nasceu no Rio de Janeiro em 23 de setembro de 1898 e morreu na mesma cidade em 4 de outubro de 1966. Expoente do cavaquinho, criou um método revolucionário para o instrumento. Compositor, instrumentista e letrista, em parceria com Noel Rosa compôs a música carnavalesca Pierrô Apaixonado. Notabilizou-se como compositor de música popular. Em meados dos anos 30 começou a pintar mulatas, malandros, o samba e o mundo da favela. Participou da Bienal de São Paulo em 1951. Fez diversas individuais no Brasil e mostras nacionais e internacionais. Um se seus quadros foi adquirido pela rainha da Inglaterra.



Peça para os alunos observarem a obra de Heitor dos Prazeres e converse com eles sobre a representação da obra em relação ao tema: carnaval!

RELEITURA DE OBRA DE ARTE

A partir da leitura da obra, peça para que cada aluno crie uma composição artística através da técnica do (desenho de criação) refazendo a obra de Heitor, acrescentado a ela traços, cores e personagens referentes ao carnaval de sua cidade. Ao final, faça uma exposição carnavalesca com o resultado das releituras e também com cartazes sobre a história do caranval em sua região!

Gostou da idéia!